Novo pneu de soja garante vida útil de 140 mil km
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- Segunda, 13 Maio 2019 11:08
Aliar sustentabilidade a desempenho não é tarefa simples, mas a façanha rendeu à multinacional Goodyear o Prêmio Internacional de Tecnologia de Pneus na categoria “Desempenho Ambiental” durante feira do setor realizada em Hannover, Alemanha.
Com dois modelos criados à base de óleo de soja, o Eagle Enforcer All Weather - primeiro do mercado desenvolvido para atender as exigências de uma perseguição policial - e o Assurance MaxLife, que oferece garantia de 140 mil quilômetros de rodagem, a maior da história da empresa e o dobro da média do segmento, a companhia atende às demandas da vida urbana com a exigência de preservação ambiental.
A tecnologia inédita de utilizar óleo de soja em lugar de petróleo na fabricação de pneus havia sido lançada em setembro do ano passado, nos Estados Unidos. A novidade, agora, foi aproveitar atributos como maior aderência e resistência a extremos de calor e frio, umidade e tempo seco, para fazer um pneu específico para o mercado de veículos policiais. O desenho da banda de rodagem é assimétrico e com multizonas para dar maior estabilidade nas curvas.
O óleo de soja faz a borracha se integrar melhor com os componentes de sílica presentes nos pneus.
O interesse da Goodyear na fabricação do “pneu de soja” começou por questões de sustentabilidade, mas a pesquisa trouxe à tona um produto com qualidades superiores e altamente competitivo.
Nos experimentos apoiados financeiramente pela Conselho dos Produtores de Soja dos Estados Unidos (United Soybean Board), a Goodyear descobriu que o óleo de soja poderia melhorar o desempenho dos pneus em baixas temperaturas, ajudando a borracha a se manter flexível em climas frios e melhorando a tração em piso molhado e neve ao mesmo tempo. Além disso, o óleo de soja misturou-se mais facilmente com compostos de borracha e reduziu o consumo de energia, melhorando a eficiência na fabricação de pneus.
“A industrialização da tecnologia de óleo de soja demonstra que a pesquisa e desenvolvimento em materiais sustentáveis pode trazer benefícios não apenas ao meio ambiente, mas também ao desempenho dos pneus. Esse tipo de inovação será cada vez mais a norma, e não a exceção, na indústria de pneus do futuro”, disse Graham Heeps, presidente do júri da Tyre Technology Expo.
A busca de novos usos para as commodities agrícolas é estratégica para o setor devido aos consecutivos recordes de produção. Neste ano, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) projeta que serão utilizados 18,5 milhões de toneladas de soja para a produção de biodiesel no País, em função da o aumento de 8% para 10% na mistura com o derivado do petróleo.
Técnologia vai beneficiar agricultores de Soja e atenderá 77% do mercado de carros.
O uso do óleo de soja para produzir pneus se soma às recentes inovações anunciadas pela empresa, como o como o uso de sílica derivada de cinzas de casca de arroz e a utilização de componentes como fibra de carbono e areia vulcânica.
A vantagem para o Agricultor
“As empresas que procuram usar a soja, mesmo que para fins sustentáveis, desejam ver não apenas um produto de preços competitivos, mas também um [produto] que funciona igual ou melhor do que seu original”, diz Motter. “Podemos aumentar a demanda por nosso produto e aumentar nossas oportunidades de lucro. Isso é bom para agricultores”, diz Motter. O pneu Goodyear Assurance WeatherReady está disponível no mercado americano desde setembro de 2017 e é oferecido em uma ampla gama de tamanhos, cobrindo 77% de carros, minivans e SUVs na estrada hoje.
Ações Judiciais: FENATA e Entidades
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FENATA e ASTA-BAHIA x ADAB
FENATA e ATAESP X CREA/SP
FENATA e SINTAG-AL x CREA/AL
FENATA e SINTAG-RJ x CREA-RJ
FENATA e ATARGS x CREA-RS (registro de revendas de agrotóxicos)
FENATA e ATAGO X CREA-GO
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