FENATA

I Congresso Nacional de Técnicos Agrícolas

Data: 22 a 26 de julho de 1986 
Local: Belo Horizonte - Mineirinho

congresso 01

 

O primeiro Congresso Nacional dos Técnicos Agrícolas realizou-se no período de 23 a 26 de julho de 1986, numa promoção da FENATA e da ATAMG, com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais. O Governo do Estado cedeu gratuitamente as dependências do Estádio Mineirinho, para realização do evento. Estávamos em plena vigência do PLANO CRUZADO I, com congelamento de preços e com os famosos “fiscais do Sarney”. Naquela época, período atípico, os meios de transporte e a alimentação, estavam relativamente baratos. Esses fatores possibilitaram a reunião de 2028 delegados técnicos agrícolas de todo o país.

O País vivia um período de grande ebulição política. Após a forte campanha pelas DIRETAS JÁ, baseada na Emenda Dante de Oliveira, que mobilizou toda a Nação, surgiu o movimento pela Constituinte. Tendo a nova Carta Constitucional sido promulgada em 10 de outubro de 1986. Estava na Presidência JOSÉ RIBAMAR FERREIRA DE ARAÚJO COSTA - JOSÉ SARNEY - Vigésimo Terceiro Período de Governo Republicano - 15.03.1985 a 15.03.1990. A partir de 21.04.1985, exerceu a Presidência da República, por sucessão, em virtude do falecimento do Presidente Tancredo de Almeida Neves. José Sarney foi o primeiro Governo civil após o Movimento Militar de 1964

A FENATA, ainda não estava constituída como Entidade Sindical, e denominava-se FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS.

 

congresso 02

 

Nesse Congresso foram abordados temas como: agrotóxicos, política agrícola, movimento sindical, reforma agrária, ensino agrícola, previdência rural, mercado de trabalho, legislação e exercício profissional, agricultura alternativa e ecologia, constituinte e apresentadas Moções.

De fato, a realização do I Congresso representa um marco histórico para a categoria, como bem explicitado na apresentação das resoluções.

 

congresso 03

 

Importante ressaltar, que naquele Congresso, foi apresentada e aprovada Moção de Repúdio ao CONFEA, nos seguintes termos:

“De repúdio ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA – pelo fato de aquele Conselho vir há muito tempo usando sua estrutura e recursos financeiros, grande parte dos quais provenientes das contribuições dos técnicos, para combater os técnicos de nível médio.”

Destaca-se a grande participação de Delegações de todos os Estados brasileiros.

congresso 04

 

Fotos do I Congresso Nacional

 congresso 05

congresso 06

congresso 07

Sessão plenária do I Congresso Realizado em 
Belo Horizonte no ginásio de esportes Mineirinho.

congresso 08

congresso 09

FENATA E-books

Carteira do CFTA para AndroidCarteira do CFTA para iOS

Tabela de Serviços Profissionais

Noticias do CFTA

TA SHOP

Emprego Agrícola - FENATA

Facebook

Últimas Notícias

ATARGS: 82 anos na luta em defesa dos Técnicos Agrícolas

  Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, criada por iniciativa de um grupo de diplomados da Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão, é a grande impulsionadora do movimento nacional pela valorização e fortalecimento da profissão.