FENATA

Instituto Agropecuário do Brasil (INTAGRO)

Ao longo de sua história, os dirigentes da FENATA perceberam a importância da formação continuada de seus associados. Isso porque o curso de graduação é somente a primeira etapa: acreditamos que o profissional está sempre em formação - seja com a vivência no mercado de trabalho, seja através de novos cursos e especializações.

As atribuições dos Técnicos Agrícolas são as definidas especialmente na legislação da categoria. A lei é que define as atribuições, e não a base curricular, como pretendem os detratores de nossa profissão. Entretanto, a formação é a primeira e a mais importante forma de destacar os associados nas atividades que exercem, a partir do aprimoramento de métodos e práticas.

A partir disso, em 2008, em Natal (RN), durante a realização do XXIV Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, decidiu-se por unanimidade a estruturação do Instituto de Formação Profissional da FENATA. A proposta era a de realizar cursos para os Técnicos Agrícolas pelo método de Educação à Distância.

 

Reforma Institucional

Com o tempo, as principais lideranças nacionais da entidade concluíram pela reformulação do Instituto. A proposta original, ao ser colocada em prática, infelizmente não atendia as pretensões e necessidades do universo de profissionais e do setor agropecuário. Essa necessidade de prestar diversos serviços e cursos aos profissionais (e por extensão, aos produtores agropecuários) de maneira eficiente foi determinante para alterar o formato da organização.

Surgiu então o Instituto Agropecuário do Brasil (INTAGRO), no XXVIII Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas, ocorrido em 2012, na cidade de São Luiz (MA).

O Estatuto do INTAGRO consigna, em seu artigo 1º, seus três cursos de ação:

1- Desenvolver cursos de formação e qualificação profissional;
2- Providenciar serviços de assistência técnica e extensão rural para os produtores agropecuários; e
3- Promover certificação de produtores, produtos e subprodutos oriundos da atividade agropecuária.

Para executar os seus objetivos, o INTAGRO trabalha para firmar convênios e parcerias com o poder público, empresas privadas, organizações nacionais e internacionais.

FENATA E-books

Carteira do CFTA para AndroidCarteira do CFTA para iOS

Tabela de Serviços Profissionais

Noticias do CFTA

TA SHOP

Emprego Agrícola - FENATA

Facebook

Últimas Notícias

ATARGS: 82 anos na luta em defesa dos Técnicos Agrícolas

  Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, criada por iniciativa de um grupo de diplomados da Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão, é a grande impulsionadora do movimento nacional pela valorização e fortalecimento da profissão.