Admin
 marca fenata botao mail botao face  botao engrenagem  CSB

Nosso Simbolo

MARCA FENATA

Com o passar os anos, o logotipo sofreu modificações, 
sem no entanto abandonar a idéia original.

 

Seguindo o exemplo das grandes corporações, a FENATA instituiu um concurso entre os técnicos agrícolas, com objetivo de criar um símbolo, uma marca que facilmente identificasse a profissão, e que pudesse universalisar o movimento dos técnicos.

O concurso foi realizado na década de oitenta, tendo sido vencedor o técnico agrícola ORLI SANTOS ROSA, do Distrito Federal.

Criado em 1985 pelo técnico agrícola de Brasília/DF, Orli Santos Rosa, o logotipo da categoria atualmente é uma marca reconhecida em todo o território nacional. Assim como as empresas que buscam fixar sua imagem através de seu logotipo, os técnicos agrícolas têm hoje uma marca forte e unificada nos quatro cantos do país. Com as iniciais da denominação profissional estilizadas e envolvendo uma folha, símbolo da natureza, palco e objetivo da atividade de técnico agrícola, foi assegurada uma identidade única e marcante para a categoria. O logotipo da categoria foi escolhido durante O VIII Encontro Nacional da Categoria, realizado em Brasília, através de concurso nacional que mobilizou centenas de profissionais e estudantes.

Em contato com o colega Orli, passados mais de vinte anos, o mesmo nos relatou breves episódios daqueles tempos:

“Quando recordo dos incansáveis dias de luta em prol da regulamentação da profissão dos técnicos de 2º grau, vem em minha mente dias e dias de recolhimento de assinaturas dos deputados federais e senadores em apoiamento a luta dos técnicos.”
“Fui o primeiro técnico de 2º grau eleito para compor o Plenário do CONFEA, lá participei intensamente para garantir os nossos direitos, atuei de forma correta, seguindo a orientação da Direção da FENATA”
“Fui dirigente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Distrito Federal e ajudei a criar a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Distrito Federal, sendo também um de seus dirigentes. Embora nunca tenha atuado profissionalmente como técnico agrícola, participei intensamente pela valorização da profissão e ainda hoje sinto falta daqueles momentos históricos para a categoria.”
“Quanto ao logotipo, não tenho nenhum rascunho, pois fazem mais de vinte anos, apenas lembro do concurso. Lembro que o primeiro rascunho foi de uma folha de árvore caindo, como se fosse a letra (a) estilizada, depois acrescentei a letra (t) antes da (a), assim nasceu o logotipo t + a (técnico agrícola).”