FENATA

Nosso Simbolo

MARCA FENATA

Com o passar os anos, o logotipo sofreu modificações, 
sem no entanto abandonar a idéia original.

 

Seguindo o exemplo das grandes corporações, a FENATA instituiu um concurso entre os técnicos agrícolas, com objetivo de criar um símbolo, uma marca que facilmente identificasse a profissão, e que pudesse universalisar o movimento dos técnicos.

O concurso foi realizado na década de oitenta, tendo sido vencedor o técnico agrícola ORLI SANTOS ROSA, do Distrito Federal.

Criado em 1985 pelo técnico agrícola de Brasília/DF, Orli Santos Rosa, o logotipo da categoria atualmente é uma marca reconhecida em todo o território nacional. Assim como as empresas que buscam fixar sua imagem através de seu logotipo, os técnicos agrícolas têm hoje uma marca forte e unificada nos quatro cantos do país. Com as iniciais da denominação profissional estilizadas e envolvendo uma folha, símbolo da natureza, palco e objetivo da atividade de técnico agrícola, foi assegurada uma identidade única e marcante para a categoria. O logotipo da categoria foi escolhido durante O VIII Encontro Nacional da Categoria, realizado em Brasília, através de concurso nacional que mobilizou centenas de profissionais e estudantes.

Em contato com o colega Orli, passados mais de vinte anos, o mesmo nos relatou breves episódios daqueles tempos:

“Quando recordo dos incansáveis dias de luta em prol da regulamentação da profissão dos técnicos de 2º grau, vem em minha mente dias e dias de recolhimento de assinaturas dos deputados federais e senadores em apoiamento a luta dos técnicos.”
“Fui o primeiro técnico de 2º grau eleito para compor o Plenário do CONFEA, lá participei intensamente para garantir os nossos direitos, atuei de forma correta, seguindo a orientação da Direção da FENATA”
“Fui dirigente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Distrito Federal e ajudei a criar a Associação Profissional dos Técnicos Agrícolas do Distrito Federal, sendo também um de seus dirigentes. Embora nunca tenha atuado profissionalmente como técnico agrícola, participei intensamente pela valorização da profissão e ainda hoje sinto falta daqueles momentos históricos para a categoria.”
“Quanto ao logotipo, não tenho nenhum rascunho, pois fazem mais de vinte anos, apenas lembro do concurso. Lembro que o primeiro rascunho foi de uma folha de árvore caindo, como se fosse a letra (a) estilizada, depois acrescentei a letra (t) antes da (a), assim nasceu o logotipo t + a (técnico agrícola).”

FENATA E-books

Carteira do CFTA para AndroidCarteira do CFTA para iOS

Tabela de Serviços Profissionais

Noticias do CFTA

TA SHOP

Emprego Agrícola - FENATA

Facebook

Últimas Notícias

ATARGS: 82 anos na luta em defesa dos Técnicos Agrícolas

  Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, criada por iniciativa de um grupo de diplomados da Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão, é a grande impulsionadora do movimento nacional pela valorização e fortalecimento da profissão.