FENATA

SENADO APROVA CRIAÇÃO DO CONSELHO FEDERAL DOS TÉCNICOS AGRÍCOLAS EXCLUSIVO!

CONSELHO PROPRIO

Uma vitória histórica, resultado de uma luta de mais de 30 anos da categoria dos técnicos agrícolas. Assim, a Federação Nacional dos Técnicos Agrícolas (FENATA) avalia a aprovação pelo plenário do Senado, nesta quarta-feira (28), do projeto de lei que cria os Conselhos Federais dos Técnicos Agrícolas e dos Técnicos Industriais e seus respectivos conselhos regionais.

A proposta segue agora à sanção do presidente Michel Temer.
O Projeto de Lei da Câmara (PLC) nº 145/2017, enviado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional, foi aprovado com parecer favorável do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentado em plenário. Com isso, Raupp corrigiu a proposta original, que criava um só conselho federal para as duas categorias, o que não contemplava a reivindicação histórica dos técnicos agrícolas.

A proposta já havia sido aprovada nessa terça-feira (27) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado. No entanto, a correção de Raupp se fez necessária porque o relator na CAR, senador Lasier Martins (PSD-RS), manteve o texto original do Poder Executivo, embora ele próprio tenha declarado ser favorável à criação dos dois conselhos.

Segundo Raupp, a aprovação do projeto é oportuna porque a criação de entidades específicas de fiscalização profissional dos técnicos agrícolas e dos técnicos industriais resolverá problemas jurídicos decorrentes das barreiras de algumas resoluções editadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). Essas resoluções, assinalou, limitam o exercício das atribuições dos técnicos agrícolas.

A aprovação do texto foi saudada, ainda no plenário, pelos senadores Waldemir Moka (PMDB-MS) e Cidinho Santos (PR-MT) e pela senadora Kátia Abreu (sem partido-TO).
Além de comemorarem a aprovação do projeto, a FENATA e os 21 sindicatos e associações a elas filiadas destacam a mobilização nacional da categoria em defesa da criação do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas exclusivo.

“Ao longo dessa luta, sempre tivemos a convicção de que só o Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas atenderia nossos interesses profissionais. Igualmente fundamental foi o envolvimento da categoria, de Norte a Sul do país, em nossa mobilização”, ressalta a diretoria da Federação, acrescentando que os técnicos agrícolas estão prestes a deixar o sistema CONFEA/CREA.

FENATA E-books

Carteira do CFTA para AndroidCarteira do CFTA para iOS

Tabela de Serviços Profissionais

Noticias do CFTA

TA SHOP

Emprego Agrícola - FENATA

Facebook

Últimas Notícias

ATARGS: 82 anos na luta em defesa dos Técnicos Agrícolas

  Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, criada por iniciativa de um grupo de diplomados da Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão, é a grande impulsionadora do movimento nacional pela valorização e fortalecimento da profissão.