FENATA

2009 - XXIV Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas

Promoção: FENATA / SINTAPA

1)  DESPESAS DOS PARTICIPANTES

Embora cada participante banque suas despesas com transporte, hospedagem e alimentação os custos de organização do evento são elevadas e necessitam de apoios publicitários de empresas, para viabilizar a realização do Encontro Nacional.

2)  REUNIÃO DA COORDENAÇÃO

3)  HOSPEDAGEM

- HOTEL SAGRES

- HOTEL FORMULE 1 (ALTERNATIVA MAIS ECONOMICA).

4)  LOCAIS DOS EVENTOS

O auditório e as salas do hotel sagres tem tarifas muito elevadas, e mesmo assim, a coordenação foi obrigado a contratar as dependências para realização do XXIV Encontro Nacional. A estrutura do hotel são excelentes para viabilizar um bom evento.

5)  EQUIPAMENTOS 

Para reduzir custos a maioria dos equipamentos serão fornecidos pelas entidades que apóiam o Encontro.

ENTIDADE

EQUIPAMENTO

FENATA

Notebook e Datashow

COORDESUS

Notebook e Datashow

FAEPA

Notebook e Datashow

IEPA – CASTANHAL

Notebook e Datashow

EMATER

Notebook e Datashow

6)  TRANSPORTE (ÔNIBUS)

ENTIDADE

TRANSPORTE

FAEPA

2 microônibus (40 lugares)

IEPA – CASTANHAL

1 microônibus (22 lugares)

EMATER

Verificar

  

7)  MATERIAL DE DIVULGAÇÃO

PAINEL

BANNER

FOLDER

PASTA

CARTAZ

CANETA

CRACHÁ

BLOCOS

8)  TAXA DE INSCRIÇÃO

ATÉ 20 DE MAIO

R$ 100,00*

APÓS 20 DE MAIO

R$ 120,00*

* Valor por pessoa – inclui coquetel e jantar de confraternização

9)  PARTICIPANTES

- Técnicos Agrícolas

- Professores

- Estudantes

- Esposas dos Técnicos Agrícolas

10) ROTEIRO DE TURISMO – VERSÃO PRELIMINAR

10.1) Viagem fluvial entre as ilhas

10.2) Visita a orla de Belém

         Estação das docas

         Ver o peso

         Forte do Castelo

         Casa das 13 janelas

         Mangau das garças

         Portal da Amazônia

         São José Liberto

10.3) Roteiro a Itacoraci para visitar e comprar cerâmicas.

10.4) Basílica de Nazaré

10.5) Orla do Rio Guama

11) APOIOS E PARCERIAS

Os custos de organização, equipamentos, divulgação e de estrutura do evento, além das despesas da Coordenação, palestrantes serão cobertos pelos promotores FENATA e SINTAPA.

Alguns recursos financeiros já estão definidos (FAEPA e COORDESUS), outros precisam ser conquistados para garantir o custeio do evento.

12) ACERTO COM O HOTEL

A FENATA precisa antecipar 50% das despesas da hospedagem dos participantes e dos custos com auditório e salas de reunião/apoio no Hotel Sagres até o dia 20 de maio, e o restante deverá ser acertado ao término do Encontro no dia 13 de junho.

13) CONVITES

A FENATA com o apoio do Dep. Paulo Pereira da Silva já acertou a participação do Governador do Amazonas, Eduardo Braga como palestrante, que desenvolverá o tema Amazônia Sustentável.

14) REUNIÃO ENCONTRO REGIONAL

A 2ª reunião da coordenação será novamente em Belém, nos dias 31 de abril e 1º de maio. E posteriormente um encontro regional do SINTAPA, na cidade de Mãe do Rio, para mobilizar a participação dos técnicos agrícolas do Pará no Encontro Nacional, no dia 2 de maio.

15) INSCRIÇÕES

Solicitamos agilizar as inscrições pelo site da FENATA efetuando o pagamento da hospedagem como da inscrição, tudo isso para facilitar a organização do evento e garantir uma participação representativa de técnicos agrícolas de todos os Estados. 

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CFTA e MDA realizam reunião para discutir cooperação na supervisão do PROAGRO

  Na imagem: o presidente do CFTA Mário Limberger, o Coordenador-Geral de Seguro da Agricultura Familiar José Carlos Zukowski, o ex-senador Valdir Raupp e o Coordenador de Monitoramento do Seguro da Agricultura Familiar Maurílio Canut   Representantes do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas e da área de seguro rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar estiveram reunidos nesta semana, em Brasília, com a participação do Coordenador-Geral de Seguro da Agricultura Familiar José Carlos Zukowski e com o Coordenador de Monitoramento do Seguro da Agricultura Familiar Maurílio Canut, representando o MDA, e do presidente do CFTA Mário Limberger e o ex-senador Valdir Raupp. O encontro tratou da necessidade de fortalecer o acompanhamento dos laudos do Proagro elaborados por Técnicos Agrícolas, a fim de evitar divergências entre os documentos e as condições reais das lavouras no momento da apuração de prejuízos. O CFTA e o MDA poderão formalizar um acordo de cooperação técnica, por meio do qual passarão a atuar conjuntamente no enfrentamento de eventuais desvios, com o objetivo de dar maior transparência às operações do Proagro. Os peritos do Proagro, que incluem Técnicos Agrícolas e profissionais de diferentes áreas do setor agropecuário, desempenham um papel fundamental na apuração das perdas nos processos de sinistros e sua atuação dos peritos precisa ser acompanhada e as ações de parceria entre o CFTA e o MDA serão importantes para promover a qualidade dos trabalhos desses técnicos.   A SUPERVISÃO DO PROAGRO A Lei 8171/91, Art. 65C, estabelece que o MDA deve realizar o credenciamento e a supervisão dos encarregados de comprovação de perdas do Proagro. A supervisão da comprovação de perdas verifica a adequação do trabalho dos peritos, por meio de diferentes tipos de ações, incluindo fiscalização “in loco” nas lavouras, fiscalização por imagens de satélite e outras ferramentas de sensoriamento remoto, fiscalização na documentação e registros nos sistemas do Proagro relacionados aos processos de sinistros e ações de investigação que forem necessárias nesse contexto. O credenciamento é feito por meio do Cadastro Nacional dos Encarregados de Comprovação de Perdas do Proagro (CNEC), instituído pela Portaria PR/CC/SEAD Nº 633, DE 22 DE OUTUBRO DE 2018. Essas ações foram regulamentadas pelas Portarias MDA 14, 15 e 16, de 18 de março de 2025, que reformularam e atualizaram o quadro institucional da supervisão do Proagro. Foi instituída a Comissão de Monitoramento e Revisão Cadastral do CNEC (CMRC), com atribuições para analisar situações com indícios de irregularidades na comprovação de perdas do Proagro, instaurar processo administrativo, definir o tratamento para cada situação analisada e aplicar penalidades conforme a natureza e a gravidade do que for constatado. Além disso, dependendo das características de cada situação, os processos poderão ser encaminhados aos órgãos judiciais, policiais e conselhos profissionais para análise, investigação e demais providências cabíveis no âmbito dessas entidades.   Para ler na íntegra cada portaria, clique nos links abaixo: PORTARIA MDA Nº 14, DE 18 DE MARÇO DE 2025 PORTARIA MDA Nº 15, DE 18 DE MARÇO DE 2025 PORTARIA MDA Nº 16, DE 18 DE MARÇO DE 2025   OBJETIVOS DA SUPERVISÃO O trabalho do MDA envolve um amplo leque de ações compreendendo a formulação de políticas, o monitoramento da operação do Programa, a gestão de riscos (incluindo riscos agrícolas, riscos operacionais e risco moral) e o credenciamento e supervisão dos peritos conforme previsto na legislação do Proagro. As ações de supervisão dos peritos têm o objetivo de que os trabalhos de comprovação de perdas sejam desenvolvidos de forma adequada, observando as normas do Programa e realizando todos os procedimentos necessários para apuração das perdas, identificação e quantificação de perdas amparadas e não amparadas e cálculo da indenização, com a devida correção técnica. O objetivo final é promover a sustentabilidade do seguro, o bom funcionamento e a qualidade das operações do Proagro e o bom atendimento das necessidades do agricultor para que possa plantar com segurança. Com a união entre CFTA e MDA, esse esforço ganha um caráter ainda mais estratégico: ao assegurar transparência e rigor técnico nos processos, cria-se um ambiente de maior confiança para o agricultor familiar, que passa a ter mais segurança para investir na produção, garantindo renda, estabilidade no campo e o fortalecimento da agricultura familiar como base do desenvolvimento rural sustentável.

CFTA promove capacitação sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica

Treinamento, por videoconferência, foi voltado para colaboradores da Cooperativa Santa Clara, uma das maiores do Rio Grande do Sul   Capacitação para emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT). Este foi o tema de treinamento realizado pelo Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), nessa segunda-feira (25), para colaboradores da Cooperativa Santa Clara, do Rio Grande do Sul. A capacitação foi solicitada ao CFTA pelo engenheiro Fernando Giacomel, coordenador da Equipe Técnica da Santa Clara. A videoconferência foi ministrada por Camila Berclaz, assessora administrativa do CFTA, e por Sandra Machado, supervisora do Setor de Registro de Pessoa Jurídica do Conselho. O treinamento foi dividido em dois momentos: inicialmente, foi abordado o procedimento a ser realizado pelo profissional e, em seguida, o processo de responsabilidade da empresa. Durante a primeira parte, foi detalhado o passo a passo para a emissão correta do TRT de Cargo ou Função, com ênfase nas observações e cuidados necessários para o preenchimento adequado. Em seguida, foi apresentado o processo realizado pela empresa para efetivar e protocolar o vínculo entre profissional e pessoa jurídica. “Também abordamos o procedimento de baixa da responsabilidade técnica, em que a empresa formaliza o desvínculo de um colaborador”, disse Camila. Receituário Agrícola Na segunda parte, foi demonstrada a emissão do TRT de Receituário Agrícola, incluindo todas as etapas do procedimento, os cuidados com as numerações do TRT, a importância da utilização correta dessas numerações no programa emissor da empresa e o processo de baixa do documento. Também foram esclarecidas dúvidas referentes aos dois tipos de TRT, além de orientações sobre os relatórios que devem ser anexados ao pedido de baixa do TRT de Receituário Agrícola. Por fim, as palestrantes do CFTA reforçaram a importância do papel do profissional no uso responsável dos Termos de Responsabilidade Técnica, destacando que é de sua competência preencher corretamente os TRTs e, após a conclusão, formalizar o encerramento por meio da baixa.   CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE TRT